terça-feira, 17 de novembro de 2015

ESPECIAL: MUNDOS ABANDONADOS

Fotografias de lugares abandonados se tornaram moda. Uma moda que transcende o tempo, que desperta sentimentos, emoções. De campos de concentração à cidades inteiras o abandono se torna um sentimento compartilhado por milhares e expresso por fotógrafos incríveis de olhares apurados. É claro, há lugares abandonados por onde quer que passamos. Lugares, coisas, pessoas. Se há tantas coisas abandonadas pelo mundo, tantas pessoas abandonadas, você deve estar pensando porque cargas d'água eu escolhi falar de Bibliotecas abandonadas se há tantas importâncias maiores no mundo.

"Biblioteca é um espaço físico em que se guardam livros, dispostos ordenadamente para estudo e consulta. É a coleção de livro.  É uma palavra de origem grega. Biblioteca é todo espaço, seja ele concreto ou virtual que reúne coleção de informações de qualquer tipo, sejam livros, enciclopédias, dicionário, monografias, revista, folhetos etc., ou digitalizadas e armazenadas em CD, DVD e banco de dados."

"No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."
Jacques Bossuet

Existem inúmeras bibliotecas espalhadas pelo mundo. Públicas, privadas, especializadas, bibliotecas que não guaram só livros, mas uma infinidade de coisas. Bibliotecas vivas. Uma biblioteca para mim é um universo novo. Um universo inexplorado e possível, onde você escolhe seu destino e a única coisa de que precisa é ter imaginação. 
O grande Q da questão é que bibliotecas abandonadas não são apenas aquelas que vemos em belas imagens. Bibliotecas em perfeito funcionamento estão sendo deixadas de lado, vazias. O grande abandono das bibliotecas não são por uma catástrofe, ou um abandono necessário, mas apenas retrato da nossa sociedade que não lê.
É claro, nesse mundo de tantas mídias para quê ir à uma biblioteca ler quando existe ebook? Isso já é uma coisa muito pessoal de cada leitor, e eu prefiro as bibliotecas. Sentir o cheiro dos livros, as páginas, e acho ainda mais prazeroso ler um livro que ele já foi lido por muitos porque é pra isso que os  livros servem, para terem mundos desbravados.
E é por isso que digo, bibliotecas vazias e abandonadas me despertam profunda tristeza, não são só lugares, são mundos abandonados.

"A Biblioteca é algo mágico onde as fadinhas não dormem se a gente faz barulho. É onde contém todo tipo de história que você imaginar e que também não imagina. Em cada livro há uma coisa incrível que pode marca a vida de alguém."
           -Dani Villela












livraria-abandonada2

livraria-abandonada4

livraria-abandonada6

livraria-abandonada9

livraria-abandonada10










"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede. - Carlos Drummond de Andrade"


-Déborah Queiroz

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: