sexta-feira, 20 de maio de 2016

RESENHA: RETRATOS DE CAROLINA



Hoje trago pra vocês a resenha de um livro nacional. Geralmente eu falo de livros não muito conhecidos e por isso resolvi falar desse livro, mesmo já o tendo lido há muito tempo. 
Um dos primeiros livros que li foi um livro de Lygia Bonjuga dado pela escola da minha irmã pra ela. Um livro de contos super especial. Infelizmente não o tenho mais e como já devem imaginar não me lembro o nome kkk






Devo lembrar, que não não é um livro novo e com certeza você o encontrará em uma biblioteca. 
O livro conta a história da vida de Carolina, começando de sua infância até quando ela entra para a faculdade e decide o que fazer com a vida. Carolina é uma menina cheia de sonhos e vontades, que ama seu pai, construções e muitas outras coisas. 



Por meio da deliciosa e inteligente narrativa de Lygia Bojunga, vamos passando por quadros da vida da menina que talvez muito nos sejam familiares : momentos constrangedores da infância, amigos novos que logo viram os melhores amigos, o tempo passando rápido, viagens que nos marcam e as primeiras incertezas amorosas. 



Em momentos tristes, felizes, inesperados e previsíveis, acompanhamos Carolina por suas idades e gostos, ganhos e perdas, nos emocionando com cada fotografia nova de nossas vidas. Esse é um livro com o qual você se identifica facilmente porque Lygia tem o poder de te transportar para o presente. Apesar de você não ser transportado para um reino mágico você é transportado para  o agora, o mais real de sua vida e do que te cerca.



Esse é um livro pra você ler e refletir. Depois que o livro termina dá pra perceber que a vida Carolina não acabou, mas começou. Te faz pensar como é sua vida e como você a sonhava quando criança. E agora?



Eu me senti Carolina lendo esse livro assim como aposto que diversas outras pessoas se sentiram ou se sentirão. Se você então tem aquele pequeno pré-conceito com livros nacionais te digo que deixe-o por um dia pra ler 'Retratos de Carolina' sei que vai se apaixonar.



Mas eu continuei me afastando. Sem querer olhar para trás. Eu não vou mais olhar pra trás. Eu não vou mais olhar pra trás. Mas não resisti, acabei me virando: Carolina continuava no mesmo lugar. A fisionomia dela estava resignada. Resignada não: serena. Muito serena. Respirei aliviada. Levantei o braço e acenei com a mão. Esperei. Sem pressa, mas sem nenhuma hesitação, ela respondeu ao meu aceno, me dizendo também: tchau.





Lygia Bojunga é uma escritora brasileira de livros para crianças e jovens. Na década de 1970, ela teve uma importância muito grande, porque foi um período em que a literatura infantil e juvenil do Brasil ganhou mais destaque e conquistou muitos leitores. Lygia Bojunga Nunes nasceu em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 1932, mas mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando ainda era criança. Estudou teatro e trabalhou como atriz. Também trabalhou em rádio e televisão.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: