sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

RESENHA: POMBA ENAMORADA


Pomba Enamorada ou Uma História de amor e outros contos escolhidos é um livro que reúne diversos contos da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles (92) que foi premiada em 2005 com o Prêmio Camões.



Alguns de seus livros mais famosos são As meninas, Ciranda de Pedra  e Pomba Enamorada. Claro, não vou falar de todos aqui porque são muitos livros. Lygia é conhecida por ser um gênio se tratando de contos e isso lhe rendeu esse ano uma indicação ao Nobel de Literatura! Seus textos têm uma “qualidade inquestionável”, ressaltou Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE.



Mas não é só por isso que resolvi resenhar Pomba Enamorada, mas porque Lygia escreveu meu conto favorito que se chama Venha ver o pôr do sol que também é um dos contos que está no livro.

Ficou sério. Aos poucos, inúmeras rugazinhas se aprofundaram numa expressão astuta: não era nesse instante tão jovem como aparentava. Mas logo sorriu e a rede de rugas desapareceu sem deixar vestígio.


Além dos contos serem incríveis, Lygia também se destaca pela presença fiel do feminismo em seus contos. Se você ler Pomba Enamorada ou vários contos da autora separadamente e se atentar à eles também vai notar uma coisa. Sempre tem uma peça, um objeto, um gesto, uma sensação, sempre tem esse Q que faz toda a diferença em todos os contos. Não pense que é um padrão comum. A forma da escrita dela é facilmente identificada depois de um tempo. É possível notar algo em comum em todos os textos, mas ainda sim de forma singular e única.

 E apoiando-se ao corrimão, colada a ele desceu precipitadamente. Quando bateu a porta atrás de si, rolaram pela escada algumas lantejoulas verdes na mesma direção, como se quisessem alcançá-la.



Lygia consegue fazer com que tudo ao seu redor suma, e só o que resta são as histórias. Histórias com vida. Pomba Enamorada se tornou um  dos meus livros favoritos e eu fiquei fascinada em perceber com um olhar diferente de algum tempo atrás as pequenas nuances da escrita da autora, as pequenas coisas que passam despercebidas. Em resumo, eu sim super-recomendo esse livro e todos os contos de Lygia. Não só porque ela foi indicada ao Nobel. Mas porque você vai se surpreender.


http://pnsdr.com/img/frase/ly/gi/lygia_fagundes_telles_a_beleza_nao_esta_ne_ol.jpg

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Muita gente não gosta de livros de contos mas eu amoo <3 sou fã da martha medeiros e da Tati bernardi. Tanto é que tbm tenho um livro de contos e cronica,s mas ele esta em pdf para baixar gratuito. Enquanto isso fico na tentativa de conseguir editoras kkkk
    A capa d livro é muito linda <3 adorei a resenha!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei super engraçado o nome do livro.
    Nunca li nada da Lygia. Que vergonha, eu sei...
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: