terça-feira, 20 de outubro de 2015

ESPECIAL: OUTUBRO ROSA





O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. A campanha tem como símbolo o laço de cor rosa.



PARA CONHECIMENTO:


http://outubrorosa.tumblr.com/


O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.
Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de 
câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.


http://www.soac.org.br/exibe_arquivos.php?id=39


O câncer de mama de caráter genérico/hereditário corresponde a apenas 5 a 10% do total de casos da doença.


Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como:
  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos
Essas informações foram colhidas no site http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/index.asp


http://www.anossapele.com/2012/10/outubro-rosa.html




***   

                                                                                  
Todos os anos o movimento Outubro Rosa desperta em muitas mulheres sentimentos como apreensão, determinação e às vezes recordações. Mulheres de todo o mundo são lembradas do quão importante é a prevenção do câncer de mama (Apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens).

Cartazes são espalhados por todas as cidades, pessoas começam a andar com o símbolo do evento, campanhas são realizadas, mas aí o mês passa e com ele a recordação e... Puff!
As pessoas só vão se lembrar no próximo ano. Muitas mulheres e homens também cometem esse erro e se esquecem que o câncer não é só uma coisa anual.



http://www.primeiragaveta.com.br/2014/10/nossos-itens-favoritos-rosas-outubrorosa.html



Stela Morais Pereira de Melo – 37
“Acho muito interessante uma forma de conscientização sobre o Câncer de mama. Mas deveria ser uma coisa contínua, uma conscientização continuada para lembrar as mulheres sobre a importância do autoexame sempre.”

O autoexame é tão importante no homem quanto na mulher, mesmo que o câncer os afete menos ainda estão propícios a isso e vale lembrar que quanto antes a doença for descoberta, mais fácil é seu tratamento.

Gabriel Nunes - 18
"Acho o movimento muito importante, preza a saúde e a prevenção da doença que pode causar danos profundos numa pessoa. A prevenção para os homens não é muito visada, essas informações não são passadas pros homens, até hoje eu não conhecia a importância da prevenção masculina." 

Apenas 7% dos canceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos entretanto a prevenção é tão importante quanto. Se existem caso de câncer de mama em sua família é mais aconselhável que faça mamografia com menos de 40 anos. Existem alterações genéticas que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer de uma geração pra outra. 

Uma vida sempre pode ser salva se a prevenção for feita com antecedência. Aí a consciência de cada pessoa entra em questão, a conscientização precisa ser continuada e a prevenção feita por cada um. Lembre-se, quanto antes descoberto mais fácil é o tratamento e menores são os danos, físicos e psicológicos.




"Às vezes, podemos passar anos sem viver em absoluto, e de repente toda a nossa vida se concentra num só instante. - Oscar Wilde"


https://catracalivre.com.br/rio/agenda/indicacao/cristo-redentor-fica-cor-de-rosa-na-campanha-outubro-rosa/#jp-carousel-963691

  • Para conscientizar a população do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor fica todo cor-de-rosa para promover o combate ao câncer de mama. 
http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=5505

  • Desenvolvida pela agência DDB Maputo, de Moçambique, as quatro imagens acima compõem uma campanha para promover o auto-exame. Super-heroínas como a Mulher Maravilha mostram que, apesar dos super poderes, também não estão imunes ao câncer de mama.








-Déborah Queiroz

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: