sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Resenha: Matilda










Ano: 1988
Autor: Roald Dahl
Ilustrações: Quentin Blake


Sinopse:
























Todos os dias Matilda passava horas na Biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão e achavam muito estranho a meninas gostar tanto de ler.
A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até poderia ser triste. Mas Roald conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas que tudo acaba ficando muito engraçado.




O autor:







Roald Dahl nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Passou a infância na Inglaterra e, aos dezoito anos, foi para a África como empregado da companhia de petróleo Shell. Participou da Segunda Guerra Mundial como piloto da Real Força Aérea da Inglaterra. Começou a escrever quando era adido da embaixada inglesa em Washington. Seus livros para adultos e crianças são hoje traduzidos e apreciados no mundo todo. O que mais dizer desse autor... Ah, ele também é autor de livros como A fantástica Fábrica e Chocolate e As Bruxas.




Livro x Filme:






      















É claro que há diferenças. Mas não se preocupe não são ruins. Há partes no filme que não há no livro, e detalhes no livro que não estão no filme. A exemplo disso, digo sem achar que é um spoiler, que no livro a diretora é bem pior e aquela parte do filme com os bombons roubados não existe no livro, e tem um detalhe sobre a Srta. Mel que também é um pouco diferente. O filme no entanto representou muito bem o livro. E os atores representaram muito bem a personalidade de cada personagem.




A respeito disso outra coisa que achei bem diferente foi o final.
Mas calma, é só um detalhezinho mínimo. 
Mas pra saber espero que vocês leiam o livro e vejam o filme. 
Acredito que cada um é mágico como é e que não deveriam ser diferentes.



Minha opinião:

Como não amar?

Matilda me acompanha desde a infância. Me lembro de chegar ansiosa da escola para ver essa menina mágica na sessão da tarde. E era batata, só a globo anunciar que o filme ia passar que eu e minha irmã aguardávamos ansiosas.

Afinal que criança não amaria? Aventura, magia, uma garotinha extraordinária, uma professora amável e uma diretora assustadora. O resultado dessa mistura é simples: Encantamento.

Eu ficava encantada com a Matilda e tentava mover os objetos como ela. Mas não pense que é só uma história infantil. Matilda me encanta até hoje e acho que sempre encantará.

Acredito que sim, todas as crianças deveriam conhecer Matilda porque além de ser uma história excelente é um baita incentivo à leitura. Ela passa horas na biblioteca desbravando novos mundos conhecendo de tudo um pouco, de uma forma tão fascinante, que acho que quem não iria se interessar depois disso?













O livro assim como o filme é incrível, e ainda mais. É o que eu esperava do livro (não eu não li antes de ver o filme) e muito mais. Acredito que a maioria de vocês conhece a história dessa garotinha e a você que não conhece eu lhe sugiro: leia, veja, imagine!




-Déborah Queiroz



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: