terça-feira, 5 de abril de 2016

MEU MÉTODO DE LEITURA



Olá pessoas lindas!!!
Essa semana eu estou bem animada então resolvi falar pra vocês como é meu método de leituras. Sintam-se a vontade pra dizer qual é o de vocês e deixar suas dicas pessoais aqui nos comentários Ok?


Então vamos lá!
Todo ano eu faço uma lista dos livros que mais desejo ~ um cronograma anual de leituras. Porém eu acabo nunca seguindo esse cronograma porque eu vou lendo os livros que aparecem. Esse ano eu estou tentando me organizar melhor então estou anotando TODAS as minhas leituras, isso porque eu nunca anotava os livros que lia então não faço ideia de quantos livros já li desde que comecei a ler frequentemente há 9 anos. E tem alguns livros que eu queria muuuito reler, mas simplesmente não lembro o nome. 


Eu queria ter lido mais esse ano por causa da minha meta, mas realmente não deu :/

Vou contar um segredinho pra vocês: Me lembro perfeitamente do dia em que li de fato um livro completo. Eu devia estar na 3° série e fui com minha amiga na biblioteca. Nos propomos a ler um livro. O livro que eu escolhi era maravilhoso, de fantasia. Sobre um garoto que vivia em um universo diferente do nosso e ele tinha uma pedra de luz que tinha que levar à um lugar muito distante e ele encontra uma menina no caminho e eles vão juntos, no fim ele tem que encaixar a pedra no topo de uma montanha. A capa tem o menino ~ se não me engano de costas e um grande monumento - ou torre- com uma pedra de luz.
Não, não é um romance, ambos tem uns 10 anos de idade. Mas a questão é: esse foi o primeiro livro que li e me lembro que ele tinha continuação. Mas eu realmente não consigo me lembrar O NOME DO LIVRO! Já tentei de tudo até pesquisar pelo enredo, mas não funcionou! Eu simplesmente não lembro e moro longe de mais do colégio pra ir lá. Se alguém souber por favor comente aqui porque eu fico terrivelmente desesperada quando penso que simplesmente não consigo lembrar!




Mas voltemos...
Antigamente eu até tinha aquilo de NÃO ESCREVA NOS LIVROS, que hoje eu super incentivo. 
Eu gosto de escrever nos meus livros: minhas reflexões, sensações com a leitura, além das minhas percepções sobre os personagens, sobre o desenvolvimento do autor, etc. Não é sempre que eu faço isso, no entanto. Como leio muito em caminhos - ônibus - porque é praticamente meu único tempo pra ler só faço anotações quando dá.

imagem ilustrativa: http://imagens.ndig.com.br/curiosidades/anotacoes_darwin_livros.jpg

Eu também gostava muito de marcar as páginas com marcadores diferentes  as vezes criados por mim ou personalizados e post it's, mas hoje marco com qualquer papel que tiver em mãos. Claro que ter um marcador personalizado dá uma excelente sensação, mas não paro mais pra fazer isso até porque não há tempo pra fazer isso.



Também tem a ver com a praticidade muitos marcadores são pouco práticos e ficam caindo dentro da bolsa ou são difíceis de colocar num momento de correria.

E sim, quando eu leio alguns capítulos de determinado livro e sei que não vai pra frente eu desisto e deixo-o por algumas semanas, vou fazer outras coisas e espairecer pra depois tentar de novo. 

Eu não faço um resumo da história como algumas pessoas fazem, só gosto de tirar um dia ou dois pra absorver e sair do universo do livro em questão. Enfim, me retirar do personagem, deixar sua personalidade e seu impacto irem. Antes eu era muito alvoroçada pra ler, quanto mais melhor, mas hoje realmente não dá tempo pra fazer isso então leio com calma apreciando cada pedacinho do livro.



Quando eu fico muito frustrada com o final de um livro eu simplesmente fico irritada e com raiva. E não quero ver o livro na minha frente por um bom tempo. Sim, isso aconteceu em Convergente e ainda não superei nem li mais nada da Verônica.



Então pessoas é isso minhas observações rápidas do meu método de leitura - somente pra literatura, pra livros de estudo do curso que faço Jornalismo o método é um pouco diferente. 
Mas e você, qual seu método de leitura?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: